Seguro viagem de cartão de crédito é um boa?

06/04/2016 | Por | Comentar Leia mais

Seguro viagem de cartão de créditoAo organizar uma viagem, muitos esquecem dos imprevistos: e se perderem minha bagagem? a quem posso recorrer caso precise de um médico em outro país? Qual hospital posso procurar? Como consigo uma receita médica? Para amenizar essas preocupações a maioria dos cartões de crédito oferecem o serviço de Seguro Viagem, que cobre boa parte destas situações. Com um seguro viagem de cartão de crédito sua viagem com certeza será mais tranquila.

Um dos itens mais importantes de qualquer viagem é o Seguro de Viagem. Ele é obrigatório em alguns países da Europa e é altamente recomendável que você também faça nos outros, principalmente se for viajar para países que não têm sistema de saúde público, como os Estados Unidos, por exemplo.

Seguro de viagem internacional de cartão de crédito

Muita gente acaba usando apenas o seguro do cartão de crédito. Funciona assim: você paga a passagem com o cartão e se o cartão for Platinum ou categoria superior, você tem direito ao seguro gratuito para viagens de até 31 dias. O ideal é sempre ligar para a central do cartão, avisar que vai viajar e solicitar a cobertura do seguro.

Em geral, os seguros de cartão tem as seguintes coberturas:

  • Adiantamento de despesas hospitalares
  • Assistência farmacêutica/odontológica
  • Assistência médica
  • Envio de documentos
  • Hospedagem em hotel após alta hospitalar
  • Indicação jurídica

Seguro de viagem internacional particular

Existem várias empresas no mercado que oferecem esse tipo de seguro. Deixo aqui o relato da Fernanda do precisoviajar.com:

“Durante a minha volta ao mundo fiz um desses seguros e paguei U$680 por um ano com a Assist Card (a Real faz cotação com ela). Minha cobertura cobria assistência médica de até U$50.000, odontologia de urgência, seguro de bagagem e mais um monte de coisas.

Passei um ano viajando e utilizei o seguro quatro vezes. Com certeza, o valor das minhas consultas foi inferior a U$680, mas se tivesse quebrado meu pé em Dubai (e tive essa suspeita), só o gesso e raio-x teriam sido mais caros do que o seguro inteiro.

Por sorte, descobri o esquema para ser atendido rapidamente logo no início da viagem. Na minha terceira parada (Dubai), tive uma dor muito forte no pé. Como não conseguia apoiar o pé no chão, achei que poderia ter quebrado. Liguei para a assistência. Ah, a ligação é grátis e (quase) sempre de um número local do país que você está.

Bom, expliquei minha situação e eles falaram que iriam mandar um médico para o local que eu estava. É sempre assim: se eles acham que o caso não é grave, eles vão querer mandar um médico para o seu hotel. Se você não tem pressa, ok. Mas se tem urgência sugiro falar que não pode esperar, que está sentindo muita dor e que prefere ir para o hospital. Foi o que fiz na segunda ligação e colou. Fui para o hospital, tirei raio-x. Não era fratura, mas tive que ser enfaixada. Precisei tomar uns remédios. Paguei com meu dinheiro, depois pedi reembolso e deu tudo certo.

A segunda vez que precisei utilizar o seguro foi na Nova Zelândia. Estava com amigdalite e não conseguia comer, nem falar. Minha garganta estava doendo muito. Como o problema é recorrente, já sabia que precisaria de antibióticos. Liguei no seguro, disse que estava passando muito mal e eles me deram o endereço de uma clínica. Fui muito bem atendida e já saí com os antibióticos.

A terceira vez que precisei utilizar o seguro foi na China. Fui atropelada por uma motinho. Foi mais o susto, esfolei meus joelhos e cotovelos, mas a dor também era insuportável. E a quarta (e última vez) foi quando tive uma intoxicação alimentar no Vietnã.

Dica: se for algo realmente sério e você estiver acidentado, tem que ligar para eles e falar que já está a caminho do hospital e perguntar qual hospital eles têm convênio. Não vá para qualquer hospital, pois eles podem não reembolsar. Ligue antes e pergunte quais são os hospitais conveniados.

Sei que tem muita gente que não dá a devida importância ao seguro, mas já escutei muitas histórias terríveis envolvendo acidentes em viagens e se as pessoas não tivessem o seguro elas estariam ferradas. E é ainda mais importante fazer um seguro em países que não possuem um esquema como o do SUS, como os Estados Unidos. Ficar doente por lá sem um seguro pode te levar à falência. Para os Estados Unidos especificamente costumo fazer um seguro com cobertura mais alta, porque os serviços médicos são caríssimos.”

Seguro Viagem de Cartão de Crédito ou Assistência de Viagem?

Algumas empresas de cartões de crédito oferecem aos seus clientes um Seguro Viagem Internacional, por exemplo: Visa, MasterCard e American Express. Mas, muitas vezes ele só tem cobertura para o tempo em voo, não cobrindo acidentes em terra e só é válido para os clientes que efetuaram a compra da passagem no próprio cartão. Além disso, os seguros costumam ser limitados, abaixo reunimos alguns dados:

Comparação assistência seguro
Já possui um benefício de Seguro Viagem de cartão de crédito? Atenção! A falta de compreensão sobre este benefício pode gerar sérios transtornos em sua viagem. Compreender a diferença entre os “Seguros de Cartões de Crédito” e a “Assistência de Viagem” faz toda diferença para sua comodidade, proteção, segurança e para o pleno aproveitamento de sua viagem.

Esta compreensão e as devidas providências antes de sair de casa, resulta diretamente no tipo de atendimento e de suporte que terá em situações reais de emergência que envolvam você mesmo ou sua família durante as viagens.

De um modo geral, o Seguro Viagem de Cartão de Crédito garante a cobertura prometida desde que compra da passagem aérea internacional seja realizada por meio dele. Além disso, a cobertura geralmente é exclusiva ao titular do cartão não cobrindo aos demais participantes da viagem ainda que sejam membros de sua família. A forma de compensação ou ressarcimento dos seguros oferecidos habitualmente pelos cartões de crédito é feita pelo esquema convencional de reembolso. O cliente deve pagar pelo atendimento médico com seu próprio dinheiro para depois solicitar o reembolso seguindo os protocolos que envolvem a utilização de tabelas de preço dos serviços e outras regras necessárias para triagem, aprovação e ressarcimento. Os planos de seguro viagem de cartão de crédito não podem ser comparados com planos comercializados por uma empresa de Assistência Viagem, pois a empresa de Assistência é especializada na prestação deste tipo de serviço assumindo todas as despesas dos atendimentos realizados através de sua rede de prestadores credenciados pelo mundo todo. Reforçando: Um atendimento feito por meio de uma empresa Especialista em Assistência de Viagem tal como a Assist Card é a garantia de que o pagamento será realizado diretamente ao estabelecimento médico. O cliente não precisa desembolsar um só centavo.

Vale ressaltar que as empresas de Assistência de Viagem oferecem ainda planos de coberturas diversas, que incluem itens como compra protegida, cancelamento por qualquer motivo, perda de bagagem, localização de bagagem, assistência odontológica, envio de médico ao quarto do hotel se necessário, repatriação funerária e sanitária, serviços de concierge, estadia do acompanhante em caso de enfermidade do titular e muitos outros itens.

Se o destino for a Europa é muito importante escolher um plano de Assistência Viagem adequado pois existem regras para esta localidade. Países que integram o que é conhecido como “Acordo Schengen”, “Visto Schengen” ou “Tratado Schengen” estipularam leis rígidas em relação a entrada de estrangeiros que exige por parte do viajante a comprovação da contratação de um plano de cobertura que valha por toda sua estadia, com montante de pelo menos 30 mil Euros.

Poucas pessoas sabem que o “seguro viagem de cartão de crédito” é única e simplesmente um seguro – geralmente oferecido como um benefício agregado. Muitas vezes trata-se de uma cobertura insuficiente ou abaixo das reais necessidades. Em caso de acionamento, se a emergência apontada pelo viajante for aprovada, as empresas de cartão de crédito disponibilizarão o valor necessário no próprio cartão para o pagamentos das despesas emergenciais.

Já com uma Assistência de Viagem, em caso de necessidades e emergências médicas ou de outras naturezas, o Cliente será acompanhado e assistido até a resolução do problema por toda uma equipe altamente capacitada e especializada, contando com uma estrutura mundial de apoio e ações.

A maioria dos seguros oferecidos pelos cartões de crédito trabalha com o reembolso para assistência médica. Já nos planos de Assistência de Viagem, o pagamento é realizado diretamente pela empresa de assistência ao médico/hospital credenciado, evitando assim a burocracia do reembolso e a necessidade de que o próprio turista realize os pagamentos.

Outro diferencial são as coberturas que só as empresas de Assistências de Viagem possuem, como perda de bagagem, cancelamento de viagem, repatriação médica, entre outros. Ademais, é importante lembrar que para viajar a Europa é obrigatório contratar um Seguro Viagem Internacional com características que apenas são oferecidas pelas companhias especializadas.

Não perca mais tempo. Continue com a gratuidade e benefícios do seu cartão, mas não se esqueça de contratar uma Assistência Viagem que garanta plenamente sua proteção e segurança!

Tags: ,

Category: Cartão de crédito, Seguro