Restituição do IR: primeiro ou último lote? Selic a 14% faz restituição do IR render 54% mais que poupança

01/03/2016 | Por | Comentar Leia mais

Quem receber pagamento da restituição do Imposto de Renda pessoa física 2016 no último lote receberá 8,65% em juros, enquanto ganho da poupança seria de 4%

RestituiçãoCom a taxa Selic a 14,25% ao ano, mantida no dia 28/01/2016 pelo Comitê de Política Monetária (Copom), vale mais a pena ficar para o último lote de restituições do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) do que receber o dinheiro antes e colocá-lo na caderneta de poupança.

A Receita paga mensalmente as remessas até dezembro, em sete lotes. Os juros começam a contar a partir de maio, primeiro mês após o fim do prazo máximo de entrega das declarações.
Contribuinte que receber remessa no último lote embolsará em torno de 8,65% em juros
Os juros pagos pela Receita sobre o atraso no pagamento das restituições têm tido um rendimento médio de 0,85% desde maio, com a Selic já a 14,25%.

Com isso, quem receber o dinheiro no último lote, em dezembro, pode embolsar juros acumulados em torno de 8,65% se a Selic for mantida a 14,25% até lá – conforme pregam as projeções do mercado.

Supondo que o contribuinte recebeu a restituição já no primeiro lote, em 16 de junho, com correção de 1,87% (taxa Selic de maio e junho), e depositou o montante na poupança, terá um rendimento até o fim do ano de 3,92% nesta aplicação. De maio a dezembro, o rendimento total será de 5,79%.

Quem tiver dinheiro aplicado na poupança de maio a dezembro embolsará juros de 4,48%, contra os 6,8% dos últimos contemplados pela Receita – o que representa um rendimento 54% maior no período.

Isso levando-se em conta o rendimento médio da caderneta nos meses de maio, junho e julho (primeira quinzena) deste ano, que foi de 0,56%.

Portanto, no nosso cenário atual de inflação beirando os 11% ao ano, vale mais a pena esperar pelo último lote da restituição.

Com informações do Brasil Econômico.

Tags: , ,

Category: Imposto de renda