Nubank: cartão de crédito platinum e sem anuidade

21/03/2016 | Por | 2 Comentários Leia mais

O Nubank é um cartão de crédito que não cobra anuidade e oferece taxas de juros menores do que as cobradas no mercado tem atraído cada vez mais brasileiros. Meio milhão de pessoas já utiliza o produto, e outras 250 mil aguardam na fila para garantir o seu.

Cobiçado especialmente pelos mais jovens, o Nubank MasterCard Platinum é emitido pela administradora de cartões Nubank –uma start-up criada em 2014 com o objetivo de reduzir custos para os consumidores com a ajuda do smartphone.

Em um mercado em que os juros atingiram 414,3% ao ano no rotativo do cartão, de acordo com dados de setembro do Banco Central, a Nubank cobra taxa máxima de 144,9% ao ano.

E mantendo benefícios da categoria Platinum, como assistência pessoal 24 horas e descontos em cinemas, bares e restaurantes –que geralmente estão acessíveis ao público do varejo alta renda dos bancos.

Isso é possível, diz Cristina Junqueira, diretora e cofundadora da Nubank, porque a empresa tem custo de operação bem menor que os bancos, pois existe unicamente no mundo virtual. Não há, por exemplo, agências físicas. Toda pendência é resolvida pelo aplicativo.

Sem anuidade e outras tarifas, a principal fonte de receita da companhia é uma parcela da taxa obtida nas operações com cartões que é repassada aos emissores.
A empresa também lucra com a taxa de juro cobrada no parcelamento de faturas, mesmo que com alíquotas menores.

O mais interessante é que este cartão não está atrelado a grandes bancos ou administradoras. Trata-se, na verdade, do produto de uma startup nova que leva o mesmo nome.

Apesar de muito bem-vinda, a ausência de tarifas não é a principal atração do Nubank. Este posto cabe ao seu aplicativo, no momento, disponível apenas para Android e iOS.

Funciona assim: quando você realiza qualquer pagamento, o app mostra o lançamento informando valor, data, hora, nome do estabelecimento, categoria deste (restaurante, mercado, transporte, etc.) e, sempre que possível, o ponto em um mapa correspondente ao local da compra.

Ali também aparecem outras informações relacionadas, como confirmação de pagamento de fatura, data desbloqueio do cartão e limite restante. Como estes detalhes são mostrados em uma “linha do tempo”, é possível ter um controle bastante preciso de tudo o que é feito com o Nubank.

nubank2

Pelo app também é possível recuperar a senha, entrar em contato com o suporte via chat (há um 0800 e um e-mail de atendimento como opções) e até mesmo bloquear temporariamente o cartão.

CRÉDITO

O crédito concedido pela Nubank também é fruto de investimentos realizados pelas empresas Sequoia Capital –que tem Apple, Google e YouTube no portfólio– e Kaszek Ventures.

“Não temos um colchão de emergência. Se muita gente ‘der calote’, falimos. Por isso nossa análise de crédito é conservadora e pode levar até três meses para que um cliente seja aprovado”, diz a diretora da Nubank.

Usuário do cartão de crédito há quatro meses, o publicitário Bruno Padovam, 27, procurou o Nubank para fugir da anuidade.

“Cancelei três cartões que cobravam mais de R$ 300 cada um em taxas por ano. E eles não eram Platinum”, diz Padovam.

A também publicitária Laís Sturaro, 26, foi uma das mais de 40 pessoas indicadas por Padovam para se cadastrar no site do Nubank e solicitar o produto.

“O que falta é um programa de pontuação. Há os benefícios da bandeira MasterCard, mas que não são tão amplos quanto os oferecidos por empresas especializadas”, diz.

“Se houvesse, pontuaria bastante porque parcelo muitas compras. Mas, em alguns casos, utilizo outros cartões por causa do baixo limite do Nubank.”

A definição do limite de crédito do cliente é feita com base nas informações de renda fornecidas pelo usuário e na checagem em empresas de informações financeiras, como a Serasa e a Boa Vista SCPC.

O próprio cliente também pode regular seu limite, diminuindo ou aumentando o valor dentro de uma faixa estabelecida pelo Nubank. Tudo via aplicativo.

Como obter um cartão de crédito Nubank?

Nesta fase inicial, você deve conseguir um convite. O suporte da empresa explica que a emissão de cartões é feita aos poucos e conforme análise para assegurar a qualidade do serviço. Como a procura é maior que a oferta, há lista de espera.

Existe duas formas de conseguir um convite. A primeira é entrar no site do Nubank, clicar em “Pedir meu convite”, se cadastrar e aguardar. A segunda costuma ser mais eficiente: receber uma indicação de uma pessoa que já possui o cartão.

A indicação apenas adiciona prioridade ao seu cadastro na lista de espera, assim, as chances de você receber o convite definitivo de forma mais rápida aumentam consideravelmente.

O convite chega por e-mail. Instale o aplicativo do Nubank em seu smartphone e informe o código informado na mensagem. O processo de cadastro completo terá início. Tome o cuidado de preencher tudo corretamente.

Durante o procedimento, o app te instruirá a tirar uma fotografia de rosto – selfie. Você também terá que tirar fotos “frente e verso” de seu RG e “desenhar” sua assinatura com o dedo sobre a tela. Todos estes dados são transmitido ao sistema da Nubank pela ferramenta. Não é necessário enviar comprovante de renda, extrato de conta bancária, declaração de Imposto de Renda, nem nada do tipo.

nubank3

Entrega do cartão

Se tudo estiver certo no cadastro, você receberá o cartão em duas semanas, aproximadamente. O recebimento pode demorar um pouco mais de acordo com a região que você mora ou por conta de problemas logísticos. Há muitos relatos de pessoas que levaram mais de um mês para ter o Nubank em mãos.

Quando o cartão chegar, resta fazer o desbloqueio, que deve ser realizado pelo próprio app. Basta informar os últimos quatro dígitos do cartão no campo correspondente.

O Nubank vale a pena?

Para muita gente, a isenção de anuidade, a não cobrança de tarifas que são comuns em outras operadoras e até mesmo os juros menores (até a publicação deste post, o Nubank cobrava 7,75% de juros ao mês frente a pelo menos 10% em outras instituições) são atrativos muito poderosos.

Mas o principal diferencial do cartão está mesmo no controle propiciado pelo app. Primeiro porque a ferramenta permite ao usuário ter uma noção muita clara de suas despesas e isso o ajuda a evitar descontrole de gastos. Segundo porque os recursos do aplicativo possibilitam à Nubank operar com uma infraestrutura enxuta, viabilizando as isenções mencionadas no parágrafo anterior.

Por fim, há a relativa facilidade de conseguir um cartão MasterCard Platinum com pouca burocracia.

nubank4

Então, sim, o cartão Nubank vale a pena. Mas não é para todo mundo. Para começar, a empresa trabalha somente com a MasterCard, ao menos nesta fase inicial. Há quem prefira outras bandeiras, seja lá qual for a razão.

Mas o principal problema é a falta de um programa de fidelidade. Muita gente concentra seus gastos no cartão de crédito para converter os pontos obtidos em produtos, serviços e, principalmente, milhas de passagens aéreas. A Nubank Brasil ainda estuda a criação de um programa próprio, mas por enquanto, o cliente só pode contar com o Surpreenda, da MasterCard, que não é grande coisa, convenhamos.

Há também a questão do limite: muitos usuários receberam o cartão podendo gastar um valor abaixo do esperado. O meu, por exemplo, é de R$ 1 mil. Via suporte, a Nubank me informou que, depois de alguns meses, é possível pedir elevação do limite. Um amigo conseguiu aumentá-lo logo após pagar a sua segunda fatura.

Para mim, a experiência vem sendo positiva. Estou usando o cartão desde meados de dezembro (2014) e, até agora, não tive do que reclamar do uso, do atendimento da empresa e do aplicativo.

É verdade que o Nubank ainda não é o meu cartão principal, mas quando houver programa de pontos e limite adequado às minhas necessidades, pensarei seriamente nisso.

Faça o seu aqui: https://www.nubank.com.br/

Algumas das principais características do cartão:

  • Cartão de crédito Digital isento de anuidade ou qualquer tipo de tarifa.
  • É um cartão com a bandeira Mastercard Internacional que pode ser usado em mais de 30 milhões de estabelecimentos em todo o mundo.
  • Este cartão é uma novidade no mercado brasileiro já que funciona por meio de smartphones com Android ou iOS.
  • A fatura é digital e pode ser enviada por email.
  • Veja os benefícios do Cartão Internacional Platinum: clique aqui
  • Uma desvantagem é que o cartão ainda não possui programa de milhagens.
  • Os dados são preenchidos online e o aplicativo utiliza a câmera do seu celular para digitalizar seus documentos e enviar pela internet.
  • Você também recebe o cartão físico tradicional em sua casa pelo correio.
  • Dúvidas: https://www.nubank.com.br/perguntas/
  • Pedir cartão de crédito sem anuidade Nubank: o sistema é novo e existe uma lista de espera. O pedido é feito por meio de convite que pode ser solicitado neste link: Clique aqui.
  • Baixe os aplicativos: para Android / para iOS.

Cartão Nubank é bom? Vale a pena?

Vou deixar abaixo alguns links com informações de pessoas que testaram o cartão:

Category: Cartão de crédito

  • Leonardors,

    Pois é, dizer se vale a pena ou não ter o Nubank depende realmente de cada pessoa.

    A sua vida financeira cada um é que sabe, mas penso que o fato do Nubank não ter programa de milhagem acaba “espantando” muito usuários.

    Conheço vários que se empolgaram pelo aplicativo para iPhone, pediram o cartão e depois deixaram parado na gaveta – justamente por não ter programa de milhagem.

    Quem gosta de aplicativos para controle dos gastos com o cartão de crédito e quer porque quer um programa de milhagem pode optar pelo OuroCard do Banco do Brasil.

    O aplicativo do OuroCard tem várias funcionalidades bacanas, veja em http://wp.me/p4TbAC-Ff

    Quando sair o programa de milhagem do Nubank, ai sim, ficará um ótimo cartão.

    • André Landim

      Com a alta do dolar, vi meu programa de milhagem definhar… concentrava todos os meus gastos fixos no crédito pra arrecadar cada vez menos milhas. Hoje em dia uso o nubank e pago o plano do smiles de 150 por mês q me retorna 5k milhas/mês. No fim das contas achei muito mais vantagem.