Aplicativos de finanças para celular: conheça os melhores

03/07/2015 | Por | Comentar Leia mais

Aplicativos de finanças para celularSer desorganizado pode ter consequências piores do que não achar aquele papel importante em uma mesa bagunçada. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que a falta de controle e planejamento das finanças é a principal razão apontada pelos inadimplentes para terem ficado com o nome sujo. Os aplicativos de finanças para celular estão aí para te dar uma ajuda.

Segundo os especialistas, a organização das finanças pode ajudar a perceber excessos que poderiam ser cortados. Saber para onde vai o dinheiro, no entanto, é apenas o primeiro passo. A educação financeira não é uma ferramenta, mas uma mudança de comportamento, hábitos.

Uma ferramenta que despontou nos últimos anos como forte aliada do controle financeiro são os celulares, que além da calculadora básica foram turbinados com aplicativos financeiros. Gerenciar como, porque e onde você gasta seu dinheiro fica mais fácil com a ajuda dos smartphones e tablets.

Dentre os diversos aplicativos para controle financeiro, os destaques estão entre os que se integram ao desktop, facilitando a sincronia de dados entre o computador e o celular, por exemplo; apps que geram gráficos em vários formatos, para que seja mais intuitiva a visualização das suas movimentações; e até mesmo aplicativos financeiros com um lado de “rede social”, que mostram em mapas onde e com quem você costuma gastar, tornando mais fácil a identificação de eventuais excessos.

Quem tem muitas contas a pagar ou mesmo é investidor também não fica de fora: com os apps de finanças, dá para programar alertas tanto para gastos quanto para depósitos em poupança ou outras aplicações. O melhor: existem excelentes aplicativos financeiros para os três principais sistemas operacionais móveis do mercado – Android, iOS e Windows Phone – que são totalmente gratuitos, que podem ser baixados nas lojas virtuais Google Play, App Store e da Microsoft.

Preparamos uma lista com 25 aplicativos disponíveis nas três principais plataformas móveis. Confira abaixo os melhores aplicativos para organização de finanças para celular:

Aplicativos de finanças para celular

GuiaBolso

Finanças para celular: guiabolsoVocê já conhece o único aplicativo de controle financeiro automático do Brasil? Com ele, qualquer pessoa pode gerenciar as finanças com muita qualidade e beleza. Há maneiras bem simples de adicionar cartões e sincronizar contas bancárias para fazer com que todo o relatório fique centralizado e completo.

Basta inserir sua senha do Internet Banking e pronto! As transações bancárias são sincronizadas com o gerenciador do site (guiabolso.com.br) e atualizadas automaticamente quando o usuário acessa o programa. O app faz um diagnóstico sobre a situação financeira (“em apuros”, “no limite”, “poupador” e “investidor”) e conta com a consultoria de profissionais da área financeira. Todos os seus gastos são listados e categorizados sem você precisar ficar preenchendo planilhas. Chega de perder tempo e paciência tentando lembrar onde seu dinheiro foi parar.

Segundo os desenvolvedores do app, esse acesso é seguro. Ao obter os dados, o GuiaBolso somente pode visualizar as informações disponíveis no extrato bancário do usuário. O aplicativo não consegue realizar transações, para as quais os bancos costumam pedir uma segunda senha.

A ferramenta utiliza a criptografia para proteger os dados de usuários, a mesma tecnologia de segurança usada pelas instituições financeiras na internet. A conexão automática entre o aplicativo e os dados bancários somente é válida se o usuário for cliente das seguintes instituições: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil ou HSBC. Um dos melhores aplicativos de finanças para celular.

Pela praticidade de acessar as informações bancárias automaticamente, é uma dos melhores aplicativos de finanças para celular atualmente existentes.

Preço: gratuito

Disponível para: Android e iPhone

Finance

Finanças para celular: financeÉ o aplicativo de finanças mais bem avaliado pelos usuários tanto na App Store quanto na Google App. Permite operações mais complexas do que os aplicativos desenvolvidos para os iniciantes, como fotos dos recibos e o cadastro de contas bancárias, cartões de crédito e transferências, mas vale-se de termos técnicos, a exemplo de plano de contas (todas as movimentações financeiras) e centro de custo (apuração dos gastos), o que pode desestimular quem não tem noções básicas de orçamento pessoal.

É possível anexar fotos de comprovantes ou qualquer outro documento a suas movimentações, para que você se lembre da operação mais tarde. O aplicativo também tem um sistema de ícones de fácil entendimento, e dá para associar cada uma de suas operações a categorias diferentes, cada qual com sua imagem, tornando fácil visualizar as depesas por tipo. Gera gráficos em vários formatos e é capaz de sincronizar dados com o computador.

O aplicativo organiza as despesas em categorias e as dispõe um gráfico que permite observar qual delas consome mais dinheiro do orçamento. Lançando também as receitas, é possível monitorar o saldo final das contas. Outro recurso do aplicativo é o cadastro de despesas futuras, como compras parceladas, para que se possa verificar a previsão de contas a pagar. Quando o pagamento delas é feito, é preciso registrar no aplicativo para que a baixa entre na conta do saldo final e do gráfico de gastos.

Preço: gratuito (R$7,99 para iPad)

Disponível para: Android e iPhone

Calculadora do Cidadão do Banco Central

Finanças para celular: bcQuer saber qual o valor da parcela que você irá pagar no financiamento do seu próximo carro? Precisa renegociar suas dívidas e quer fazer uma contraproposta?

A Calculadora do Cidadão do Banco Central oferece uma série de recursos (correção monetária, indicadores financeiros, cálculo de aplicação com depósitos regulares) para te ajudar a calcular o valor de financiamentos e aplicações. Há uma calculadora que possibilita saber qual o valor gasto com juros no pagamento parcelados de um crediário. Também é possível estimar a correção de um montante pela poupança, com base em diversos indicadores econômicos, rendimento de aplicações com depósitos regulares, valor futuro de um capital, alcançado em determinado período com base em taxa de juros e muito mais.

Preço: gratuito

Disponível para: Android e iPhone

Meu Dinheiro

Finanças para celular: meu dinheiroGerenciador para controle de orçamentos, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, contas bancárias, saldos e faturas de cartões de crédito, lucros, favorecidos e pagadores e metas financeiras. Tem integração completa com o portal de mesmo nome, mediante a criação de um login. Com essa conta, dá para inserir os dados no smartphone ou na web, que suas finanças ficam sempre sincronizada. O app possibilita o envio de lembretes financeiros por email e gera relatórios e gráficos de suas contas.

Características:

•  Escolha a moeda de cada conta e orçamento
•  Personalize os orçamentos de época
•  Personalize o período de cálculo do total da conta
•  Adicionar lembretes para cada transação
•  Especifique a hora do dia para a transação
•  Controle de transações futuras
•  Estatísticas avançadas
•  Opção de sincronização de dados com sua Conta do Google

Além de controlar o orçamento doméstico, o usuário pode criar planejamentos financeiros específicos para uma viagem de férias ou uma festa de aniversário ou casamento, por exemplo. Como não traz contas pré-programadas, exige organização extra para que nenhum gasto seja esquecido.

Preço: gratuito

Disponível para: Google Play

MoneyWise

Finanças para celular: money wiseO aplicativo Money Wise traz uma série de mecanismos para os consumidores que estão procurando novas maneiras de controlar o próprio orçamento. De uma maneira bem simples, ele permite que os usuários adicionem gastos e receitas para que sempre seja possível saber exatamente como estão as condições de saúde do orçamento familiar.

As categorias (aluguel, transporte e vestuário, entre outras) já estão definidas, o que dispensa uma organização prévia e facilita o trabalho dos principiantes, mas o usuário também pode editá-las para adequar o app ao seu perfil. Os gráficos mensais de despesas ajudam a dar uma visão global do destino do dinheiro. Possibilita a criação de várias contas, é protegido por senha e exibe resumos e gráficos diários, semanais e mensais conforme sua necessidade. Permite a exportação de dados para planilha de Excel ou HTML para impressão e backup em cartão SD. O próprio usuário pode ainda criar tags e filtros ou renomear as categorias existentes.

Preço: gratuito

Disponível para: Android

Orçamento Inteligente

Finanças para celular: orcamento inteligentePermite ao usuário especificar os meios de pagamento, como cartão de crédito ou dinheiro, e converter o orçamento para dólar e euro – o que pode ajudar em viagens e compras internacionais. A versão gratuita é limitada a apenas trinta lançamentos de despesas por mês (a versão Pro custa 1,99 dólar).

Preço: gratuito (limitado a 30 lançamentos/mês), versão Pro $1,99

Disponível para: iPhone

Organizze

Finanças para celular: organizzeO visual do app é moderno e agradável, mas, para editar relatórios orçamentários, é preciso acessar a versão do aplicativo no site (organizze.com.br). Para ter acesso a serviços mais completos, como a criação de subcategorias, a inclusão de mais de uma conta bancária e a comparação entre os gastos previstos e os efetuados em cada mês, o cliente paga uma taxa mensal de 9,99 reais.

Preço: gratuito

Disponível para: Android e iPhone

Finanças Pessoais

Finanças para celular: finanças pessoaisPermite identificar receitas e despesas e, a partir daí, calcula o saldo mensal. Pode ser configurado para enviar e-mail avisando sobre o vencimento de contas. Há a opção de apresentar um calendário mensal com todos os seus gastos ou um relatório em forma de planilha. Há ferramentas de importação e exportação de dados. Totalmente remodelado para o novo Material Design do Android, o aplicativo Finanças Pessoais garante que os usuários criem relatórios e controlem até mesmo as faturas de cartão de crédito. Com isso, ele permite a criação de calendários com previsão de gastos para evitar surpresas nos meses seguintes.

Preço: gratuito (básico) / R$ 13,74 (pro)

Disponível para: Android

 

Minhas Economias

Finanças para celular: minhas economiasO aplicativo é um braço do site, o gerenciador financeiro Minhas Economias. Nele, o usuário pode cadastrar despesas, receitas e transferências, programar transações, lançar parcelamentos e cadastrar lembretes para pagamentos. Dá para gerenciar contas de diversos bancos, cartões de crédito, investimentos e financiamentos.

Com o Minhas Economias, é possível construir planilhas bem completas para saber quanto dinheiro existe na sua conta, quais foram os gastos e quais serão as próximas saídas de capital. Existe uma versão para iPhone e também uma para Android, que ainda conta com links importantes para quem quer aprender mais sobre economia doméstica.

O aplicativo sincroniza informações com o gerenciador disponível para PC no site (minhaseconomias.com.br, exige cadastro). O primeiro orçamento é trabalhoso, pois é preciso cadastrar todas as categorias de gastos; por outro lado, a partir do segundo mês o preenchimento é rápido e intuitivo. É possível comparar orçamentos mensais na tela, o que ajuda o usuário a verificar se o plano de economizar está funcionando.

Preço: gratuito

Disponível para: AndroidiPhone

Money Care

Finanças para celular: money careAlém de funcionar com uma planilha básica de orçamento, indica contas pagas, a pagar e atrasadas. Permite programar alertas de vencimento e configurar o pagamento automático de contas. Gera gráficos em barras e pizzas com demonstrativo de gastos, possibilita backup de informações e exportação para Excel. De uma forma bem similar à trazida pelos outros aplicativos, o Money Care garante que os donos de iPhones tenham bastante controle sobre cada uma de suas contas. O mais legal deste app está nos relatórios de faturas pagas e pendentes, pois permite que qualquer pessoa saiba rapidamente de tudo o que ainda está para ser gasto. Além da versão completa, existe também uma gratuita com alguns recursos mais limitados.

Preço: gratuito, US$ 2,99 a versão completa para iPhone e R$7,50 para Android

Disponível para: Android e iPhone

Moni

Finanças para celular: moniAplicativo intuitivo, usa um interessante sistema de cores para alertar quando os gastos se aproximam ou entram no vermelho – e você escolhe as cores. O app dá prioridade ao mais simples: organize suas finanças numa lista de receitas e despesas, sem se preocupar com categorias ou gráficos complicados. É possível escrever um apontamento para cada gasto ou entrada de dinheiro. É possível adicionar ganhos e gastos e monitorar o saldo final em uma lista. Um dos recursos permite personalizar uma escala de cor para que a tabela entre em “alerta vermelho” quando as contas atingirem um saldo que o usuário considere preocupante. Não há recursos visuais como gráficos nem a possibilidade de categorizar os gastos por tipo. No entanto, o aplicativo permite escrever observações sobre cada gasto para que o motivo da saída não seja esquecido dias mais tarde.

É uma boa alternativa para quem quer mais opções de design na hora de realizar a construção de relatórios financeiros, controle de orçamento e de saída de dinheiro. Uma grande solução para quem precisa de ajuda na hora de evitar gastos.

Preço: gratuito

Disponível para: iPhone

Gastos Diários

Finanças para celular: gastos diariosPoderoso gerador de gráficos para controle de suas finanças, este app permite o registro de gastos e entrada de recursos manualmente ou automaticamente. Por exemplo, é possível programar os dias em que cai o pagamento de seu salário ou são feitos pagamentos de contas em débito automático, por exemplo, tudo isso para tornar o processo mais intuitivo. Dá para montar categorias para separar as despesas e gerar relatórios por data (diariamente, semanalmente, a cada 15 dias, por mês ou mesmo visualizar um ano inteiro). Suporta tablets.

O usuário registra ganhos e despesas em categorias e acompanha o saldo final. Um dos recursos do aplicativo é a possibilidade de programar gastos fixos. As despesas registradas são somadas e o aplicativo calcula o saldo final. Também há uma versão paga, que permite criar gráficos, exportar os dados em arquivos de Excel, entre outros recursos.

Preço: gratuito, licença de R$10 para versão paga

Disponível para: Android

MSN Dinheiro

Finanças para celular: msn

Com este aplicativo, é possível personalizar e acompanhar suas ações, fundos ou índices econômicos favoritos, numa espécie de centro financeiro sempre atualizado e na ponta dos dedos – na versão para Windows Phone, dá para fazer isso com os ‘live tiles’ (blocos inteligentes). São centenas de índices disponíveis. O app traz uma série de recursos interessantes, como conversos de moedas, calculadora de juros e hipotecas, agenda de pagamentos e geração de gráficos financeiros.

Preço: gratuito

Disponível para: Android, iPhone e Windows Phone

Money Lover

Finanças para celular: money loverAlém dos registros sobre receitas e despesas, este aplicativo traz a possibilidade de adicionar lembretes com alarme a qualquer uma de suas transações, para lembrar o usuário do pagamento de contas ou agendamento de outras transações. Também suporta mais de 45 tipos de moedas diferentes, fazendo as conversões automaticamente. É possível, de quebra, adicionar widgets na tela inicial de seu Android, facilitanto a visualização das transações.

Preço: gratuito

Disponível para: Android

Wally+

Finanças para celular: WallyO aplicativo propõe o controle de sua vida econômica “um degrau acima” dos concorrentes, com um sistema inteligente para definir objetivos e atingi-los. Mostra sua posição financeira em comparação com outras pessoas, adiciona amigos, fotos e monitora os locais em que você vai – a proposta é mostrar o porquê e com quem você gasta o dinheiro. Com os serviços de localização ativados, o aplicativo identifica automaticamente o local onde você está. Há ainda um sistema de alertas sobre contas a pagar e dinheiro a ser poupado.

Preço: gratuito

Disponível para: Android e iPhone

myFinance

Finanças para celular: myfinanceEntre os dois diferenciais mais interessantes desse aplicativo, a possibilidade de gerenciar várias contas, com saldos separados, e a capacidade de adicionar transferências de dinheiro entre elas. Outro ponto positivo é que o app pode sincronizar os dados com planilhas do Excel ou o OneDrive, serviço de armazenamento de dados na nuvem da Microsoft. Também suporta inserção de saldos negativos (em contas bancárias ou cartões de crédito). Salva operações recorrentes como despesas ou receitas fixas mensais.

Preço: gratuito

Disponível para: Windows Phone

Toshl Finanças

Finanças para celular: toshlO primeiro passo é fazer um planejamento escolhendo um valor e um período. Em seguida, conforme os gastos cadastrados diariamente, o aplicativo mostra quanto ainda se pode gastar até que termine o período programado para que se atinja a meta. Por exemplo: o usuário cadastra o valor de seu salário e faz o planejamento para um mês. Então, acompanha as saídas e assim pode verificar se a meta está sendo cumprida. É possível adicionar um lembrete para inserir despesas, podendo escolher o melhor horário para receber os alertas. Também há o recurso de criar “tags” (como etiquetas) para dividir os gastos por categorias.

Preço: gratuito

Disponível para: Android e iPhone

 

Just Money

Finanças para celular: just moneyOs gastos são cadastrados de acordo com categorias. É possível acompanhar a diferença entre o que sai e o que entra em um gráfico, além de comparar em outro a proporção de despesas entre cada categoria. As estatísticas podem ser visualizadas tanto na opção mensal quanto anual.

Preço: R$19,08 para Android, US$1,99 para iPhone

Disponível para: Android e iPhone

Controle de Despesas

Finanças para celular: controle de despesasO aplicativo permite que o usuário cadastre seus ganhos e gastos em categorias e subcategorias e controle em uma lista que mostra o saldo final. Também é possível gerar gráficos que separam as despesas por tipos de gastos, para serem visualizadas na tela do celular ou salvas como arquivo de Excel. A versão gratuita, no entanto, limita a quantidade de gráficos gerados por mês.

Preço: gratuito

Disponível para: Android

Mobills

Finanças para celular: mobilisPara utilizar o aplicativo, o usuário deve fazer um cadastro. É possível colocar nele um orçamento mensal e receber um alerta quando 80% desse valor já tiver sido gasto. O aplicativo divide os gastos em um gráfico de acordo com o tipo de despesa, além de alertar sobre contas pendentes e mostrar o saldo final do mês. Também permite visualizar o status atual do orçamento planejado.

Preço: gratuito

Disponível para: Android e iPhone

Minhas Finanças

Finanças para celular: minhas financasOs gastos e ganhos são cadastrados de acordo com a categoria e registrados em um calendário. Então, o usuário pode ver as despesas mensais em um gráfico dividido por tipo, além de uma comparação entre entradas e saídas. Há a opção de ser notificado com antecedência sobre gastos próximos do vencimento. O usuário também pode cadastrar compras que foram parceladas, e o aplicativo divide o valor.

Preço: gratuito

Disponível para: Android

Bill Reminder

Finanças para celular: bill reminderEstá difícil se lembrar se pagar todas as contas que precisa para não ter que pagar multa depois? Então você precisa conhecer o aplicativo Bill Reminder. Ele funciona como um calendário totalmente dedicado às faturas que precisam ser pagas mensalmente. É possível configurar diversos alertas para que nunca mais você se esqueça de algum pagamento importante.
A última versão oferece backup no OneDrive, lembretes via pop-up e um calendário.

Preço: gratuito.

Disponível para: Windows Phone

Escolhi meus apps de finanças para celular. Como criar um hábito de atualizar minhas contas?

Aplicativos de finanças para celular: controle financeiroFazer controle financeiro é uma questão de hábito. Com força de vontade e autodisciplina é possível assumir as rédeas das suas finanças e saber como administrar o próprio dinheiro. Uma das melhores formas de trazer este hábito para sua vida é apostar na ajuda valiosa de uma ferramenta de controle financeiro. Algumas dicas:

Saiba o quanto ganha e quanto gasta

É importante ter disciplina para anotar todas as despesas que tem por mês, mesmo as menores, como suco ao chegar no trabalho, bala no cinema, mesada das crianças. Para o controle financeiro ser eficaz, não deixe também de categorizar seus gastos. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo: moradia, alimentação, lazer, contas residenciais etc. Ao final do mês, reserve um tempo para analisar sua planilha de gastos e ver em que áreas está gastando mais e onde é possível economizar.

Crie metas de gastos com a regra dos 50-15-35

Crie metas de gastos para usar seu dinheiro com sabedoria e não correr o risco de extrapolar seu orçamento. Uma das melhores formas de fazer isso é usando a regra dos 50-15-35: 50% da renda mensal devem ser destinados para gastos prioritários como aluguel, condomínio, contas residenciais, mensalidade da escola, plano de saúde etc; outros 15% são reservados para prioridades financeiras (caso você tenha dívidas, use esta quantia para quitá-las, se não, reserve este valor para criar uma reserva de emergência ou poupar para realizar um sonho); os 35% restantes são usados para manter o estilo de vida.

Acompanhe o desempenho ao longo do mês

Para o controle financeiro ser realmente eficaz, é muito importante que você acompanhe o desempenho das suas finanças ao longo do mês. Criar este hábito é importante para que você não corra o risco de ter surpresas desagradáveis como, no final do mês, se deparar com a conta corrente no vermelho porque gastou demais ou ter o cartão de crédito recusado porque estourou o limite.

Tenha metas para realizar os sonhos financeiros no médio e longo prazo

É mais fácil adquirir o hábito de fazer o controle financeiro quando você estabelece metas para realizar sonhos no médio e longo prazo. Se você deseja fazer um curso no exterior, veja o valor que terá que desembolsar e em quanto tempo gostaria de ir. A partir daí, veja o quanto terá que economizar por mês para realizar este sonho.

Tags:

Category: Aplicativos, Controle, Simuladores